A vigilância armada em condomínio pode trazer benefícios para a segurança, mas somente se forem tomados alguns cuidados na hora da contratação do serviço. Isso porque, não somente as armas protegem o local, mas sim um projeto completo de segurança, elaborado especialmente para o seu condomínio.
Saiba como garantir a segurança do seu condomínio no dia a dia.
Por isso enfatizamos a importância de buscar por empresas terceirizadas de confiança, especialmente se o seu intuito é contratar a vigilância armada para condomínio. Veja nossa matéria especial sobre dicas para pesquisa de empresas de segurança terceirizadas.
Quem pode oferecer este serviço? Quais são as exigências, tanto para o profissional como para a empresa terceirizada?
As empresas de segurança terceirizada podem oferecer o serviço de vigilância armada. Porém, precisam cumprir alguns requisitos, a fim de garantir um serviço de qualidade e com real segurança ao contratante.
Existem alguns documentos necessários, que o síndico pode solicitar antes da contratação da empresa terceirizada, para comprovar sua legalidade:
Certificados de segurança – este documento é emitido pela Polícia Federal e certifica que a empresa de segurança passou por averiguação e está apta a prestar o serviço, inclusive de vigilância armada.
Autorização de funcionamento – esta certificação é emitida pelo Ministério da Justiça e depois é publicada no Diário Oficial da União. Permite a empresa de segurança a atuar nesta área, perante a lei.
Carteira Nacional do Vigilante – esta é uma exigência para o profissional que trabalha como vigilante, que atesta que ele está apto para exercer a função. O candidato a vigilante precisa também se submeter a testes de saúde e psicológicos, que comprovem que pode trabalhar neste segmento.
Estes são os principais documentos que precisam ser renovados anualmente. Portanto, fique atento: ao contratar a vigilância armada certifique-se que todas essas exigências estejam em dia.
Você também pode solicitar os comprovantes de pagamento dos salários e direitos dos funcionários, como o FGTS e o INSS, para garantir que a empresa está cumprindo com as suas obrigações fiscais.
Todos podem contratar a vigilância armada?
Sim, inclusive os condomínios. O importante é ficar atento às normas citadas acima, já que as empresas devem garantir a segurança dos seus clientes. Contratar uma empresa clandestina pode causar muitos problemas, prejuízos e é ainda uma atitude muito perigosa para todos.
Uma empresa de segurança privada regulamentada garante a ordem, evita assaltos, sequestros, invasões, entre outros. Lembre-se: proteger seu condomínio e as pessoas é mais importante do que um orçamento tentador!
A vigilância armada é indicada para o meu condomínio?
Se você busca uma segurança extra para o seu condomínio, a resposta é sim. Invista na vigilância armada junto a outros métodos, como o monitoramento com câmeras, as cercas elétricas, a ronda ostensiva ou a portaria remota. Os serviços de segurança em conjunto funcionam com mais eficácia e trazem bastante tranquilidade para o dia a dia de todos.