Estamos nos últimos meses de 2024, o que nos leva ao seguinte questionamento: para onde a segurança patrimonial pode caminhar nos próximos anos?
A Pro Security está sempre há um passo à frente por você, e é por isso que estamos mais do que preparados para trazer todas as novidades do mercado para nossos clientes.
Diante do aumento das demandas por segurança mais robustas, síndicos e administradores estão cada vez mais voltados para soluções inteligentes que prometem não apenas proteger, mas também otimizar a gestão de recursos e garantir tranquilidade para todos os envolvidos.
Este artigo explora as principais tendências de 2025 no campo da segurança patrimonial, destacando como a inovação tecnológica está redefinindo as estratégias de proteção em ambientes residenciais e comerciais.
O que esperar da Segurança em Condomínios?
Síndicos e administradores de imóveis residenciais ou comerciais precisam estar atentos à necessidade de modernizar seus sistemas de segurança, pois equipamentos desatualizados são tão ineficazes quanto câmeras antigas.
Em São Paulo, a preocupação com a segurança é visível em muitos condomínios, que investem constantemente na melhoria de seus sistemas, tanto nas áreas internas quanto nas proximidades.
Um exemplo disso é o crescente uso de torres de segurança com câmeras inteligentes nas calçadas de condomínios.
Longe de ser apenas um reforço visual, as torres de segurança estão conectadas a sistemas avançados que podem prevenir incidentes antes mesmo que ocorram.
Se uma câmera equipada com inteligência artificial detectar comportamentos suspeitos, como a presença prolongada de uma pessoa ou o retorno frequente de um indivíduo a determinado local, ela emite um alerta em tempo real para o segurança, que pode agir imediatamente.
Em casos mais críticos, o sistema pode até enviar um alerta diretamente à polícia, permitindo uma resposta rápida e eficaz.
Além disso, a automação dos controles de acesso tem se consolidado como uma tendência essencial para condomínios. Portarias virtuais, leitores de placas inteligentes e sistemas de biometria estão ganhando cada vez mais espaço, oferecendo maior controle e praticidade para os moradores e visitantes, enquanto fortalecem a segurança geral do local.
IA e a Segurança Patrimonial
Há algum tempo a inteligência artificial (IA) está trazendo um novo nível de sofisticação para a segurança patrimonial, em diversos níveis.
Segundo a ScanSource, em 2025, espera-se que as soluções de IA sejam ainda mais precisas e contextualizadas, permitindo uma personalização avançada na proteção de imóveis residenciais e comerciais.
A IA será capaz de aprender e prever comportamentos suspeitos com maior precisão, adaptando-se ao ambiente específico de cada local para detectar padrões fora do comum.
Com essa tecnologia, sistemas de segurança poderão identificar ameaças potenciais de maneira proativa, ajustando-se automaticamente a diferentes cenários e proporcionando uma resposta mais rápida e eficaz.
A personalização impulsionada pela IA permitirá que as soluções sejam moldadas às necessidades específicas de cada condomínio ou empresa, oferecendo uma segurança mais inteligente, eficiente e personalizada.
Referência: prosecurity.com.br