CFTV (Circuito Fechado de TV) é um sistema de captação e retenção de imagens feita por câmeras digitais ou analógicas e que permite a vídeo-vigilância através de monitores conectados à uma rede central. Essa tecnologia é utilizada para fins de vigilância e segurança em residências e empresas.
Basicamente, o sistema CFTV é composto de três elementos: áudio e imagem, cabeamento e armazenamento. A captação de áudio e imagens pode ser feita por câmeras analógicas ou digitais desenvolvidas para esse fim.
Com vários modelos disponíveis, cada câmera atende um tipo de aplicação e são instaladas de acordo com a necessidade de cada ambiente.

A gravação de imagens
As câmeras captam as imagens do ambiente e a transformam em dados, que são enviados através de cabos, ondas e outros meios de transmissão para uma unidade central de monitoramento.
Geralmente aparelhos analógicos operam com cabos coaxiais e os digitais com cabos de rede UTP, iguais aos usados por rede de computadores.
Outras formas de transmissão de vídeo também podem ser utilizadas dependendo do ambiente e do projeto, como cabos de fibra ótica para grandes distâncias e transmissão de altos volumes de dados e/ou sistemas de transmissão por onda como o Wi-Fi, para locais onde fazer o cabeamento físico não é possível.

Como um sistema CFTV garante sua segurança
A principal função de um CFTV é oferecer tecnologia que permita monitorar um ambiente, com o objetivo de manter a segurança do local e evitar possíveis atividades ou ações ilícitas.
No entanto, a utilização de um sistema de monitoramento por vídeo tem crescido em outras áreas como propósitos diversos, como áreas ambientais, educação, medicina assistida à distância e fiscalização de rodovias.
Geralmente, uma equipe de segurança é responsável por observar as imagens transmitidas pelo sistema CFTV, tanto presencialmente quanto a distância, em alguns casos fazendo o monitoramento 24h em tempo real.
Dessa forma, caso seja identificado qualquer movimento suspeito, esses funcionários podem tomar atitudes de forma mais rápida e eficaz identificando situações de risco, inclusive prevenindo crimes de várias instâncias ou até aplicando multas, como no caso do monitoramento de rodovias.
Outra vantagem obtida ao instalar um sistema CFTV é que somente a presença de câmeras no ambiente já inibe uma boa parte de infrações e violações que poderiam acontecer.
Esse fato deve-se pelo receio dos indivíduos de serem identificados de alguma forma após o ato ilícito, pois além de serem monitorados, suas imagens também estarão gravadas.
O sistema CFTV não é só monitoramento: As imagens registradas pelas câmeras permanecem gravadas para possíveis investigações e análises mais profundas que necessitem ser feitas ou mesmo servindo como provas durante ações ligadas à leis.
Além disso, sistemas de CFTV instalados em salas de cirurgia são frequentemente utilizados para a transmissão de vídeo-aulas.

Como definir um Projeto de CFTV?
Escolher boas câmeras, um bom sistema de armazenamento e um software para gerenciar e centralizar as imagens são indispensáveis para construir um sistema de CFTV honesto.
Além de definir a quantidade de câmeras que serão utilizadas, o meio de transmissão dos dados e a forma de armazenamento são etapas vitais para conseguir o correto monitoramento da área desejada.
Como existem componentes específicos para ambientes externos e internos, consultar profissionais da área sempre facilita muito quais produtos usar dentro de um projeto de CFTV.
Outro ponto importante a ser discutido é por quanto tempo as imagens gravadas serão mantidas no sistema de armazenamento. Como essa variável será respondida de acordo com o tipo de ambiente que será monitorado e qual a finalidade dessas gravações, cada sistema de CFTV necessitará de um sistema de armazenamento específico.
O espaço de armazenamento necessário sempre será definido não só pela quantidade de câmeras instaladas, mas também pela qualidade das imagens produzidas por elas.
Imagens que precisam mais nitidez (resolução) para serem analisadas futuramente por quaisquer motivos ocupam muito mais espaço em disco, por isso sempre vale a pena consultar um especialista na área para definir corretamente qual será o melhor storage.