Os profissionais da área de limpeza e conservação estão constantemente em contato com produtos cuja composição química exige cuidados. Assim como manuseio de sacos de lixo, limpeza de banheiros e outras situações que exigem uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Um dos mais comuns é a luva de látex, que deve ser utilizada nas mais diversas situações, para varrer o chão, lavar panos, limpar superfícies e principalmente se for manusear produtos de limpeza e em ambientes com grande exposição à germes e bactérias, como banheiros e em hospitais.

Outros dois equipamentos bastante utilizados é a máscara com respirador e os óculos de proteção, que também protegem de odores dos produtos de limpeza, poeiras e demais tipos de resíduos que podem causar irritações e outras reações.

De uso obrigatório, os sapatos de segurança também estão presentes no kit de EPIs dos profissionais de limpeza. Dependendo do tipo de ambiente há a necessidade de utilizar sapatos com proteção extra, como a biqueira de PVC ou aço. Já para atividades de limpeza com água, é preciso utilizar a bota de borracha, que é impermeável e tem um solado antiderrapante.

Para recolher sacos de lixo, por exemplo, é indicado o uso de luvas de raspa, que é feito de raspas de couro e proporcionam uma proteção maior no manuseio de resíduos, que podem conter materiais cortantes, agentes abrasivos.

Esses EPIs citados são os mais comuns e básicos para o trabalho diário, mas vale lembrar que é preciso ser realizada uma análise de risco para determinar quais as reais necessidades de proteção que os funcionários terão em cada ambiente de trabalho.

A Previl Facilities é a divisão do Grupo Previl que oferece a terceirização dos serviços de limpeza e conservação para indústrias, comércios, shoppings, instituições de ensino e demais ambientes empresariais, com todo o suporte necessário. Assim, a empresa pode focar nos negócios sem se preocupar com a organização dos ambientes de trabalho.

Clique aqui e conheça mais sobre a Previl Facilities.