O Dia das Crianças está chegando e como celebração é tradição presentear os pequeninos com brinquedos. Nessa era de tecnologia, quando crianças pequenas já são super antenados em dispositivos eletrônicos, optar por brinquedos é uma forma de incentivá-los a se interessar também pelas distrações mais tradicionais.
Porém, é preciso ficar atento a alguns critérios de segurança quando for comprar o brinquedo e depois de dá-lo para criança. Fatores como tipo de material, textura e tamanho devem ser analisados nesses momentos.
1 – Quando for escolher um brinquedo, observe o rótulo e indicação de faixa etária mínima, a partir dessa informação já é possível fazer um filtro da melhor opção.
Observe também se o produto tem selo do Inmetro, se possui pontas, tamanho das peças, a resistência do material e se é adequado ao nível de destreza da criança.
Especialmente se a criança está na fase de pôr brinquedos na boca, verifique se o material possui substância tóxicas e peças soltas.
2 – Fique atento também aos brinquedos com fios ou cordas, mantenham pendurados de forma que as crianças não alcançam, pois existe o risco de se enrolarem.
Brinquedos elétrico eletrônico também merecem grande atenção, seja os movidos à pilha ou ligados à eletricidade. Esteja sempre por perto para evitar que coloquem pilhas na boca ou fiquem curiosas com a tomada.
3 – Ao entregar o brinquedo, é indicado que um adulto mostre como utilizá-lo, orientando o que não se pode fazer para evitar riscos. Mesmo assim, acompanhe sempre as brincadeiras das crianças para se certificar de que nenhum incidente ocorra.
Cuidado também com a embalagem, que deve ser jogado fora, ao retirado do alcance do menor, principalmente embalagens plásticas.
4 – Outra importante prática é de ensinar aos pequenos a organizar e guardar os brinquedos, pois deixados espalhados, podem causar acidentes, como quedas e cortes ao pisar na peça, mesmo com crianças maiores. Essas orientações também colaboram para uma formação mais responsável da criança.

Aproveite as dicas e tenham um Dia das Crianças com muita alegria.