Sabemos que há muita informação errada espalhada por aí sobre diversos temas, inclusive sobre segurança. Por isso, vamos apresentar aqui alguns mitos e verdades do monitoramento eletrônico. Confira!

“O custo dos equipamentos e da manutenção é bastante alto”

Mito! Ainda que seja um serviço que demanda diferentes tecnologias – o que pode fazer você pensar que o preço será astronômico –, é possível encontrar sistemas de monitoramento eletrônico por preços bastante acessíveis.

O segredo aqui é pesquisar sempre e entender qual a necessidade de sua empresa, seu condomínio ou sua residência. Às vezes, você precisa de um sistema mais simples, e ele certamente caberá em seu orçamento.

“Se a energia ou a internet falharem, o sistema para de funcionar”

Mito! Hoje em dia, a tecnologia existente no mercado de segurança eletrônica permite que os sistemas de monitoramento continuem operando mesmo em casos de queda de energia. Isso porque eles contam com um backup de bateria, podendo continuar operando mesmo sem energia.

No caso da falta de internet, é comum que as imagens geradas durante o período sem rede fiquem armazenadas no servidor local, sendo enviadas para a nuvem quando a internet é reestabelecida.

“O monitoramento eletrônico protege minha casa mesmo quando estou dentro dela”

Verdade! O monitoramento eletrônico não serve apenas para garantir a segurança de sua residência, mas também a sua e de sua família. Isso porque, mesmo quando há gente em casa, as câmeras continuam operando e, caso seja registrada qualquer irregularidade, a central de monitoramento irá verificar o problema.

“As câmeras do sistema de monitoramento invadem a privacidade da minha família”

Mito! Quando você contrata uma empresa de segurança para instalar um sistema de monitoramento eletrônico em sua residência, um técnico vai até o local para instalar as câmeras de segurança. Ao fazer isso, ele escolherá os lugares mais vulneráveis a invasão de terceiros, mas tomará muito cuidado para que as imagens geradas não invadam áreas internas da residência.

Mesmo em condomínios ou ruas, as câmeras não podem ser instaladas de maneira a captar imagens do interior das casas. Em empresas, mesmo quando há monitoramento de ambientes internos, as câmeras não podem ser instaladas em banheiros, por exemplo, para não invadir a privacidade de funcionários

“O monitoramento eletrônico aumenta a segurança do meu condomínio”

Verdade! Estatísticas demonstram que os sistemas de alarme e monitoramento eletrônico diminuem consideravelmente as chances de invasões, roubos e furtos nos locais monitorados. As chances mais altas de serem detidos ou identificados ao cometer uma invasão também costumam afastar os bandidos de lugares que têm monitoramento eletrônico.

“Minha casa tem seguro, portanto, não preciso de monitoramento eletrônico”

Mito! O seguro existe para ressarcir os valores de objetos que forem roubados de sua casa ou que forem danificados, ou mesmo para realizar manutenções que evitam perdas maiores – o que é oferecido por diversas empresas de seguro. O monitoramento eletrônico, porém, ajuda a evitar que sua casa seja roubada ou invadida, o que é uma ação preventiva.

“O monitoramento eletrônico protege minha empresa de furtos e roubos”

Verdade! Assim como a proteção dada a condomínios e residências, o monitoramento eletrônico é um excelente aliado na proteção de empresas e comércios. Seja uma casa comercial, seja uma loja de rua, o monitoramento eletrônico certamente é uma ferramenta importante para evitar furtos e roubos em sua empresa!

“Não há nada tão caro em minha empresa para ser protegido por um sistema de monitoramento eletrônico”

Mito! Todo o conteúdo de uma empresa é valioso demais para não ser protegido, mesmo que não haja equipamentos caros dentro dela. Isso porque sua empresa guarda informações valiosas, que podem ser acessadas em caso de roubos de computadores, por exemplo. Além disso, a sensação de segurança que o monitoramento eletrônico fornece aos funcionários certamente melhora o ambiente de trabalho e deixa todo mundo mais tranquilo durante o expediente. 

“Eu posso visualizar no meu celular as imagens do sistema de monitoramento eletrônico da minha casa ou empresa”

Verdade! Hoje em dia, a maioria das empresas de monitoramento disponibiliza um aplicativo para seus clientes, no qual é possível visualizar as imagens das câmeras de segurança, além de poder solicitar acompanhar atendimentos, entre outras funções.

Já sabia desses mitos e dessas verdades sobre o monitoramento eletrônico? Então acompanhe nosso blog e saiba tudo sobre segurança eletrônica. E para conhecer nossos serviços, acesse nosso site.

 

Por: Intersept