Estamos passando por um período delicado mundialmente. A pandemia do Coronavírus (COVID-19) segue se espalhando pelo mundo, afetando brutalmente diversos setores e contaminando milhares de pessoas. Precisamos fazer um chamado pela responsabilidade coletiva e destacar a necessidade de prevenção. Neste período de contenção do avanço da doença, recomendamos maior frequência e cuidado na limpeza das lojas, principalmente de itens que estejam sendo manuseados por clientes ou funcionários. A prevenção é a melhor forma de nos protegermos, por isso trouxemos algumas dicas para ajudar os varejistas a lidar com esta crise.

Sabemos que, por recomendação do Ministério da Saúde, da OMS e por determinação legal, alguns setores de lojas estão fechados, mas estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados e farmácias, seguem trabalhando e precisam seguir alguns cuidados para proteger seus funcionários e clientes de uma possível contaminação. A prevenção deve ser responsabilidade de todos.

MESA E ACESSÓRIOS PARA CFTV

Os itens de CFTV que demandem manuseio das equipes de monitoramento das lojas devem ser higienizados frequentemente – várias vezes ao dia e a cada mudança de operador.

  • Para limpeza dos acessórios de CFTV, recomendamos a utilização de álcool isopropílico (solução a 70% no mínimo, porcentagens menores não garantem uma limpeza eficiente);

    Conforme orientação do Conselho Federal de Química, o álcool isopropílico é o mais indicado para equipamentos eletrônicos, pois é menos miscível em água , dificultando a oxidação das peças. “Deve se ter cuidado com a quantidade de produto aplicada, não devendo molhar o equipamento e bastando aplicar com um pano/lenço/papel embebido no álcool”, afirma o órgão.

ANTENAS ANTIFURTOS

As antenas antifurtos não são comumente manuseadas, sendo raramente tocadas, mas como se encontram no fluxo de pessoas, podem ser esbarradas ou tocadas pelo público, acumulando resíduos que podem transmitir o vírus.

  • Para a limpeza das antenas, recomenda-se utilizar apenas flanela umedecida com água e sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos, pois podem danificar a superfície dos equipamentos e comprometer seu funcionamento;
  • Não jogar água diretamente em áreas próximas às antenas antifurtos ou às eletrônicas de controle, sob o risco de causar danos ao equipamento;
  • Ao utilizar produtos de limpeza no chão, proteja as antenas antifurtos para que não sofram com respingos ou acúmulo de resíduos, podendo manchar e danificar o material.

DESACOPLADORES E DESATIVADORES DE ETIQUETAS DE SEGURANÇA

Os desacopladores de etiquetas rígidas, bem como os desativadores de etiquetas adesivas, têm relativo contato com as mãos dos operadores de caixa e por isso também devem ser desinfectados com atenção.

  • Assim como os acessórios de CFTV, recomendamos a utilização de Álcool isopropílico (solução a 70% no mínimo) para limpeza de desacopladores e desativadores.

CADEADOS ELETRÔNICOS

Muitas lojas estão fechadas por medida de segurança, mas supermercados, drogarias e outras lojas consideradas essenciais, estão em funcionamento e possuem área de exposição de eletrônicos. Estas áreas acumulam um número altíssimo de interação com pessoas e por isso demandam uma atenção especial em sua higienização, pois são pontos sensíveis no combate a disseminação do vírus.

  • Verifique se os eletrônicos expostos estão higienizados e, se possível, elimine ou reduza os pontos de exposição durante este período, a fim de reduzir a área de interação e possível contaminação;
  • Disponibilize álcool em gel 70% para higienização das mãos de visitantes e equipe, em toda área de exposição de produtos, se possível sempre orientando a higienização antes e depois de manusear o eletroeletrônico;
  • Realize a desinfecção de aparelhos e cadeados eletrônicos com frequência acima do normal, utilizando álcool isopropílico (solução a 70%, no mínimo).

Cuidados gerais com a saúde para o combate ao Coronavírus (COVID-19):

  • Lave bem as mãos com água e sabão, esfregando todas as partes, até o punho, durante 20 segundos;
  • Limpe objetos de uso pessoal como chaves, cartões, carteira, celular, relógio, com álcool em gel 70%;
  • Evite utilizar acessórios como brincos, cordões, anéis, relógios, pois podem acumular resíduos;
  • Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, preferencialmente utilizando a área do cotovelo e não as mãos;
  • Evitar aglomerações, dar preferência para trabalhar home office, quando possível, e evitar ao máximo contato com grupos de risco (idosos, pessoas com doenças crônicas e respiratórias);
  • Manter ambientes abertos e com bastante ventilação, evitando uso de ar-condicionado;
  • Não compartilhe objetos pessoais, lave com atenção copos, talheres, pratos;
  • Evitar contato pessoal, cumprimentos, abraços, beijos;
  • Evitar tocar nos olhos, boca e nariz, caso seja necessário, higienize bem as mãos antes;
  • Fique em casa.

Por: Blog Gunnebo