Nos dias de hoje, em que os números da criminalidade no Brasil são cada vez mais assustadores, se torna cada vez mais necessário fazer o controle e monitoramento da entrada e saída de indivíduos nos mais variados tipos de ambientes. E isso pode ser feito com mais precisão e facilidade ao se contar com o controle de acesso.

Ele traz uma série de benefícios, como assegurar de forma rápida a entrada de pessoas autorizadas, impedir que as não autorizadas tenham acesso aos ambientes, garantir a integridade do patrimônio material e humano e fornecer dados sobre número de entradas e saídas, quais os horários de maior fluxo e outras informações que auxiliam na gestão da segurança.

Mas afinal, o que é controle de acesso?

O controle de acesso diz respeito a qualquer equipamento ou sistema que limite a entrada e saída em ambientes e impeça o acesso às informações. Seu objetivo é o de garantir a integridade de pessoas e bens e tornar os ambientes mais seguros.

Quais são os tipos de controles de acesso?

Há diversos tipos de controle de acesso no mercado, os quais devem ser implantados de acordo com o perfil e as necessidades de cada local. Confira alguns deles:

Controle físico

O objetivo do controle físico é o de gerenciar o fluxo de indivíduos em determinados locais por meio de barreiras físicas, como muros e cercas, e por equipamentos mecânicos, como as catracas.

Cartões de proximidade

Os cartões de proximidade, que funcionam por meio de radiofrequência, têm o objetivo de reconhecer e liberar o acesso dos portadores de cartões, sempre o limitando de acordo com cada ambiente, além de registrar informações sobre a entrada e saída dos indivíduos. Eles podem monitorar o acesso de portões, catracas, cancelas, entre outros.

Portaria virtual

A portaria virtual reduz os custos de condomínios por substituir os porteiros pela tecnologia.

O sistema funciona por meio de câmeras de monitoramento, comunicação de Telefonia IP e uma central de segurança gerenciada por profissionais, os quais recebem as imagens e liberam ou bloqueiam entradas e saídas por meio de dispositivo tecnológicos.

Biometria

A biometria pode ser considerada o que há de mais moderno nos controles de acesso. Por meio de sistemas que reconhecem impressões digitais e até mesmo face, voz ou leitura da íris, o monitoramento de entradas e saídas se torna muito mais seguro, já que é muito difícil haver algum tipo de falsificação. Outra vantagem é que são equipamentos fáceis e simples de instalar.

Por: Blog ProSecurity