A primeira parcela do 13º salário já foi paga e muitas pessoas estão animadas para usar esse dinheiro com as compras de Natal. Os comércios também estão animados, já que a economia dá sinais de recuperação e assim, gera esperanças de mais vendas.

Mas, infelizmente, outras pessoas também se animam com este fato: os assaltantes. Principalmente nos grandes centros de compras, é comum encontrar vítimas de assaltos, às vezes com violência, mas na maioria acontece de forma que a pessoa só percebe depois quando sente falta do bem furtado.

Por isso, trazemos para vocês algumas dicas de como se comportar para realizar suas compras com mais segurança e sem dores de cabeça.

 

NA RUA

– Evite ir às compras usando joias e bijuterias, mesmo que não sejam de muito valor, acabam chamando atenção.

– Prefira deixar as crianças em casa. Você vai acabar desviando toda sua atenção para elas, ficando desatenta com os riscos externos.

– Leve uma companhia adulta para te ajudar a levar as compras e a dobrar a atenção com as pessoas suspeitas.

– Não fique utilizando o celular na rua, caso precise, vá para uma loja ou outro comércio, um lugar onde você tenha uma visão mais ampla da movimentação das pessoas.

– Não ande com grande quantidade de dinheiro, prefira levar cartão. Mas não exagere, não precisa levar vários. Caso precise sacar dinheiro, evite ir sozinha e faça isso no horário de funcionamento do banco. Evite também sacar quantias muito altas e prefira um caixa eletrônico ou agência longe da multidão

– Fique atento às pessoas que esbarram sem necessidade, pois, essa é uma estratégia para se aproximar de você e conseguir furtar algo nos bolsos e bolsas. Observe também se alguém está te seguindo por muito tempo. Nesse caso, desvie seu caminho, entre em uma loja e aguarde por um tempo até que a pessoa se disperse.

– Não deixe bolsas, mochilas e sacolas voltadas para trás e nem abertas. Os ladrões se aproveitam dessa situação junto à distração do consumidor.

– Não se engane pelas aparências. As pessoas que cometem esses tipos de crimes, tanto homens como mulheres, geralmente estão bem vestidos e livres de qualquer suspeita. Por isso, é preciso estar atento a qualquer pessoa.

– Se estiver de carro, guarde as compras no porta malas. Evite deixar as sacolas em locais visíveis, assim como bolsas, celulares, carteiras.

NA LOJA

– Seja discreto ao fazer os pagamentos nos caixas das lojas. Não exponha seu dinheiro, cartões e cheques.

– Não aceite ajuda de estranhos para carregar sacolas.

– Não acredite em promoções muito baratas, isso pode ser um golpe para atrair consumidores para um local reservado e assim efetuar o roubo.

– Não ande com muitas sacolas para não chamar atenção demasiada.

 

E o mais importante: se acabar sendo vítima de algum delito, ou se tiver reais suspeitas de pessoas com más intenções, procure a Polícia Militar ou Guarda Municipal – de acordo com cada cidade – mais próximos e se for o caso, faça o boletim de ocorrência.

Siga nossas dicas, pesquise os preços e compre com consciência.