Os meses de dezembro e janeiro fazem parte do período de férias escolares, e com as crianças em casa é preciso ficar atento. O Coronel da Polícia Militar de São Paulo aposentado, Ronaldo Pontes Furtado, passa algumas orientações sobre precauções para a segurança dos pequenos.

Não deixe crianças pequenas sem vigilância perto de pias, banheiras, piscinas, fogão, caixas de remédios, ou brincar com objetos pequenos que podem ser ingeridos. Facas, garfos, tesouras ou objetos cortantes, são as maiores causas de acidentes, para crianças até 4 anos.

A ociosidade dos pré-adolescentes e dos adolescentes provocam ansiedade e os deixam expostos a abordagens de pessoas mal-intencionados. A curiosidade aguça a procura por opções nem sempre recomendáveis. A aproximação de aliciadores ao uso e tráfico de drogas é muito suscetível.

Portanto, monitore os contatos de internet, grupos sociais virtuais, grupos de jogos eletrônicos. Esteja alerta sobre publicações no Facebook, recomenda-se a não divulgação de fotos em demasia, dados pessoais próprio e, dos pais, endereços, não aceite ou dê espaços a estranhos.

Fique atento a mudanças de comportamento, de grupos de amigos, locais de frequência, roupas, atos alimentares e horários de sono.

 

  1. Observações.
  • Oriente seu filho a não se afastar muito de casa.
  • Deixe avisado onde vai, com quem vai e horário de retorno.
  • Ensine-os a pedir auxílio à polícia, dando-lhe referência de telefone de emergência – 190.
  • Toda criança deve saber seu endereço, telefone, nome completo de pais e responsáveis.
  • Oriente a recusar convites de toda ordem, entrar em residências de desconhecidos, terrenos, veículos ou garagens.
  • Oriente que se for abordado, fuja e grite por auxilio.
  • Evite retorno depois de anoitecer, principalmente se estiver só.

 

 

RONALDO PONTES FURTADO é Coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo e, atualmente, Consultor de Segurança e Analista de Riscos Corporativo. Possui as especializações em: Ações Táticas e Resgate de Reféns (Estados Unidos); Entradas em local Confinado, explosivos e Segurança Pessoal (Israel); Gerenciamento de Crises e Negociação para liberação de Reféns (Inglaterra) e um MBA em Análise de Riscos Corporativos. Já prestou serviços para: EMBRAER, GM, Universidade São Paulo\USP, PETROBRAS e foi Secretário Municipal de Segurança Pública de Paulínia e Sumaré.