Um dos dias mais esperados do ano pelos consumidores, a última sexta-feira de novembro chegou. Hoje acontece a promoção Black Friday, porém há semanas as lojas de diversos segmentos vêm nos bombardeando com anúncios de promoções.

Essa promoção teve origem nos Estados Unidos, onde as lojas oferecem grandes descontos na sexta-feira após o feriado de Ações de Graça. Há sete anos, a tradição americana chegou ao Brasil de forma tímida, mas com o tempo ganhou força, incluindo lojas varejistas físicas, online, de pequeno e de grande porte.

Mas apesar dos tentadores anúncios de descontos, devemos estar bem atentos em alguns fatores para que a compra não se torne uma frustração ou uma dor de cabeça.

 

1º – Analise seu orçamento

Avalie suas dívidas, especialmente as que correm juros altos. Faça as contas e analise se realmente é possível realizar uma compra sem comprometer o pagamento da dívida.

Caso não haja dívidas no momento, lembre-se de que o final do ano está próximo, terão as despesas com as festas de Natal, Revéillon e no início do próximo ano chegam os impostos. É preciso se preparar para tudo isso antes de pensar em gastar seu dinheiro agora.

 

2º – Planeje as compras

Faça uma lista exatamente do que precisa e seja objetivo no momento da compra. Com tantos anúncios de descontos é muito fácil cair na tentação de “está barato, vou comprar”, mesmo sem ter necessidade daquele produto. Essa atitude pode fazer você gastar além do que pode e acabar se endividando sem perceber.

 

3º – Pesquise os preços

O ideal é fazer um acompanhamento de uns dois meses de antecedência dos produtos para saber se os descontos são reais ou se não fazem diferença comparado ao valor fora da promoção. Mas, se você não fez isso, não se preocupe, existem sites que fornecem essas informações com gráficos de valores, lojas e podem te ajudar na avaliação.

 

4º – Procedência do site

Fique atento se o site é de confiança, assim como se utilizam sistemas seguros de pagamento. Fique atento com sites novos, que ainda não têm histórico de avaliações sobre o atendimento. É possível fazer pesquisas em sites de reclamação de consumidores para ter informações. E cuidado com ofertas de descontos extremamente altos, podem ser armadilhas.

 

5º – Opções de pagamento, entrega e troca

O valor do produto é bem atrativo, mas as condições de pagamento não estão dentro das suas possibilidades?  O prazo de entrega é muito extenso, ou o valor do frete acaba sendo o mesmo do desconto dado no valor do produto? Sim, essas situações podem acontecer. Por isso, antes de fechar o negócio fique atento a todos esses pontos. Leia também a política de troca de produtos para não ser surpreendido caso precise realizar esse procedimento.

 

Aproveite nossas dicas e compre com consciência!